Quarta, 27 de Outubro de 2021
25°

Poucas nuvens

Nova Ipixuna - PA

Saúde Tocantins

Conselho Estadual de Saúde aprova Plano Estadual de Prevenção e Controle da Arboviroses

Plano auxilia nas ações de vigilância epidemiológica em cenários de risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya

14/10/2021 às 17h45
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
A gerente das Arboviroses da SES/TO, Chirstiane Bueno, reforçou a preocupação do Estado para o aumento dos casos dengue, zika e chikungunya - Foto: Laiany Alves/Governo do Tocantins
A gerente das Arboviroses da SES/TO, Chirstiane Bueno, reforçou a preocupação do Estado para o aumento dos casos dengue, zika e chikungunya - Foto: Laiany Alves/Governo do Tocantins

O Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES/TO) aprovou nesta quinta-feira, 14, o Plano Estadual de Contingência para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas (dengue, zika e chikungunya) para o ano de 2022. As três doenças tiveram aumento significativo no índice de casos, sendo um alerta para a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) diante de mais uma sobrecarga nos serviços de saúde, ainda no período da pandemia da covid-19.

A gerente das Arboviroses da SES/TO, Chirstiane Bueno, reforçou a preocupação do Estado para o aumento dos casos das arboviroses. “Com a antecipação das chuvas, o mosquitoAedes Aegyptencontra condições favoráveis para ampliar a disseminação e aumentar os casos que já preocupam a Saúde. As ações de controle devem ser antecipadas e a população com suas residências, hoje responsável pela maioria dos focos, deve manter-se vigilante”, alertou.

Até o mês de outubro de 2021, o Tocantins registrou 2.670 casos de dengue em 62 municípios, com três óbitos nas cidades de Palmas, Gurupi e Dois Irmãos. Um aumento de 65% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 1.620 casos de dengue.

O aumento de casos de zika foi mais expressivo em relação ao ano anterior. Foram 45 casos em 2021, em 11 municípios, contra 5 casos em 2020, ou seja, um aumento de 800%. Já em relação à chikungunya, o aumento foi de 441%, sendo 119 casos confirmados em 2021; e 22, no ano passado.

O Plano de Contingência para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas irá auxiliar no planejamento e na execução de ações de vigilância epidemiológica e de assistência ao paciente, de acordo com os cenários de risco e transmissão da dengue, zika e chikungunya, o que oportuniza uma rápida tomada de decisão.

Uma das mudanças no atual Plano é a utilização de cenários para indicação do risco de transmissão das doenças, sendo classificados os municípios de acordo com os cenários definidos como: silencioso, baixo risco, moderado risco e alto risco.

Comissão de Saúde da Mulher

Ainda durante a reunião do CES/TO, foi apresentada a Comissão de Saúde das Mulheres, constituída para trabalhar na mobilização de entidades que representam as mulheres, promovendo diálogos e rodas de conversa para melhorar o acesso à saúde. Os eventos buscam aprimorar as políticas públicas para a saúde das mulheres.

A Comissão já trabalhou na realização da Plenária Estadual de Saúde das Mulheres e do 3° Seminário de Saúde das Mulheres da Região Norte, realizado entre os dias 7 e 9 de outubro. Agora, atua para realização do Seminário Nacional de Saúde das Mulheres, que está previsto para ocorrer no mês de novembro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Nova Ipixuna - PA Atualizado às 03h54 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

Qui 34°C 21°C
Sex 34°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 32°C 21°C
Seg 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias