Quarta, 27 de Outubro de 2021
25°

Poucas nuvens

Nova Ipixuna - PA

Saúde Maranhão

Mais Cirurgias vai beneficiar mais de 300 maranhenses com procedimentos oftalmológicos

Ação acontece na Clínica de Olhos Maranhense e se estenderá até este sábado (16), realizando procedimentos já agendados.

14/10/2021 às 18h30
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
<em>Procedimentos oftalmológicos do programa Mais Cirurgias foram iniciados na capital (Foto: Ilano Lima)</em>
Procedimentos oftalmológicos do programa Mais Cirurgias foram iniciados na capital (Foto: Ilano Lima)

O Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (14), os procedimentos oftalmológicos do programa Mais Cirurgias na capital. Executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação acontece na Clínica de Olhos Maranhense (Comar) e se estenderá até este sábado (16), realizando procedimentos agendados para tratamento de pterígio e catarata, além de cirurgias de retina. O objetivo é atender 300 pessoas nos três dias da ação.

“Trabalhamos para garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços públicos de saúde. Com esta grande ação, vamos dar melhores condições de vida às pessoas que hoje vivem com problemas oftalmológicos, mas em breve poderão retomar suas atividades, autonomia e o bem-estar”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A triagem para os atendimentos aconteceu no último sábado (9), quando, através do Programa Saúde na Praça, foram ofertadas consultas oftalmológicas no Parque São João Paulo II (Parque do Papa), na região do Centro de São Luís.

Durante a ação, os pacientes realizaram exames como Acuidade, Biometria, Retinografia, Campimetria, além dos laboratoriais. O programa é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde. O diretor técnico da Clínica de Olhos, Reinando Santos, explicou como são realizadas as cirurgias.

“São procedimentos relativamente simples, ainda que distintos. Os ganhos para o paciente são significativos. Para quem vai fazer o procedimento de pterígio, é um alívio devido a coceira e ardor nos olhos, enquanto que para o de catarata é o de poder devolver a capacidade de enxergar para a pessoa, possibilitando que ela possa retornar às suas atividades laborativas e também de lazer”, contou.

O senhor José Ribamar Coimbra, de 58 anos, é natural de Viana e vai operar de catarata. “Há mais ou menos um mês, eu comecei a notar que estava com dificuldade para enxergar. Foi quando pedi que o meu filho me levasse ao médico e, depois de fazer os exames, constataram a necessidade da cirurgia. Estou muito feliz, pois foi tudo muito rápido e com certeza muita coisa irá melhorar”, comemorou. 

Dona Ilza de Sousa, de 82 anos, fez a cirurgia de pterígio e se diz feliz. “Todos os anos eu vou ao médico para fazer as minhas consultas de rotina, até que precisei ver se precisava trocar de óculos e ele disse que eu precisava operar de pterígio e catarata. Já operei os dois olhos da catarata, agora só falta o pterígio. A minha maior alegria será poder voltar a ler, pois é uma das coisas que mais gosto de fazer”, compartilhou. 

Serão realizadas 100 cirurgias por dia, cada uma com duração de 15 a 30 minutos. A programação das cirurgias foi dividida em etapas. Esta primeira se estenderá até o sábado, enquanto a segunda acontece do dia 26 a 28 de outubro e a terceira de 9 a 11 de novembro. 

Catarata e Pterígio

A catarata é uma opacidade que acomete pessoas com idade entre os 60 e 80 anos, mas que pode aparecer em indivíduos com doenças crônicas como diabetes. A enfermidade afeta a lente natural do olho, podendo causar visão nublada, dificultando tarefas como ler, dirigir e enxergar com nitidez o rosto das pessoas.

Já o pterígio é caracterizado por ser uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos e, em casos avançados, chega a cobrir a pupila e interfere com a visão. As causas podem ser desde exposição à luz do sol sem uso de óculos de sol, sequidão nos olhos e irritações oculares causadas por poeira e vento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Nova Ipixuna - PA Atualizado às 03h54 - Fonte: ClimaTempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 33°

Qui 34°C 21°C
Sex 34°C 21°C
Sáb 35°C 21°C
Dom 32°C 21°C
Seg 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias